Blog

Nós descobrimos o segredo da deliciosa macarronada da vovó!

21 junho 2018

Macarrão e tomate, sempre a escolha certa para quando se está sem tempo, e muitas vezes pode parecer como nada além de um prato de macarrão cozido com molho de tomate direto da embalagem. Eca! Um erro atrás do outro… mas mantenha a calma: nós temos a solução! Nós descobrimos o segredo para a macarronada tradicional da vovó.

A coisa mais importante para um macarrão delicioso é o tempo. Esqueça o preparo em 5 minutos, com molho de embalagem, molho bolognese com apenas 5 gramas de carne moída para um litro de molho e outros horrores. Na Itália, um exército de avós levantam ao amanhecer do domingo para começar o preparo do molho. Não somos tão rigorosos, mas não há como contornar o fato de que qualquer molho decente alá nona precisa cozinhar por bastante horas.

Ingredientes
Para o molho:
*1 cebola
*Cenoura ou salsão, se quiser
*Carne moída bovina ou de porco: 40-50g por pessoa
*Molho de tomate: 150g por pessoa
*Um pouco de vinho branco
*Sal
*Açúcar<br/Azeite Extravirgem Borges
*Pimenta do reino
*Manjericão fresco

Para o macarrão:
*Macarrão penne ou fusilli: 80-100g por pessoa
*Água
*Sal

Para gratinar:
*Queijo parmesão ralado, e se você quiser realmente impressionar, um pouco de queijo mussarela.

Modo de preparo:

O molho de tomate para a macarronada é uma verdadeira poesia. Comece cortando a cebola, a cenoura e o salsão em pequenos pedaços. Depois refogue-os em uma panela bem larga com um pouco de Azeite Extravirgem Borges, sal e pimenta. Quando a cebola estiver translúcida, adicione a carne moída, e assim que a carne começar a mudar de cor, coloque um pouco de vinho branco.

Assim que o vinho evaporar um pouco, misture bem para a carne não grudar na panela, acrescente o molho de tomate, dois copos de água, uma colher de chá de açúcar (outro truque que as avós usam para reduzir a acidez do tomate) e sal a gosto. Mexa bem. Você vai ter um molho ralo, mas não se preocupe, é aqui que entra o verdadeiro segredo: deixe que engrosse em fogo baixo por algumas horas. Mexa a cada 10 minutos para evitar que grude. Você saberá que está pronto, quando levantar uma colher de madeira e não ficar pingando molho. Nesse ponto, retire do fogo e reserve.

Só depois que terminar o molho, você deve colocar a água para preparar o macarrão. Não cozinhe o penne antes de terminar o molho, para não deixar que fique esfriando no escorredor. Quando a água começar a ferver, adicione o macarrão e sal grosso, deixe cozinhar uns dois minutos a menos do que o tempo indicado na instrução do pacote, já que vai terminar de cozinhar no forno.

Quando o macarrão estiver pronto, escorra bem mas não coloque debaixo da torneira: um erro grave para os verdadeiros amantes de massa. Acrescente o macarrão na panela de molho (se você preparou uma quantidade maior de molho, tire o que não vai utilizar na receita; você pode congelar em potes individuais para deixar a sua vida mais fácil). Misture bem e coloque metade do molho em uma assadeira. Coloque pequenos pedaços de mussarela e cubra com o restante do molho. Salpique o queijo parmesão e leve ao forno de 5 a 10 minutos e nada mais que isso.

Decore com manjericão fresco e sirva. Você vai surpreender os convidados como as vovós italianas. Fazer a coisa certa nunca foi tão fácil.

Related posts

Blog

AZEITE AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA

Blog

POR QUE A DIETA MEDITERRÂNEA É CLASSIFICADA COMO A MELHOR DO MUNDO?

Login required

or with your email address

There has ben an error please try again later