Blog

Como aproveitar melhor as oleaginosas além dos lanches

14 fevereiro 2018

Então você ama oleaginosas. Que os deuses ajudem no dia em que abrir os armários da cozinha e não achar as suas nozes favoritas… É bem provável que você saia de casa vestindo apenas os pijamas para ter a sua dose desses pedacinhos maravilhosos que são ótimos para o seu coração. No entanto, você ainda não percebeu que as oleaginosas são mais que um lanches. Leia essas 12 dicas de como utilizar nozes e derivados, e deixar as suas receitas com outra cara:

Na sua salada. Parece óbvio, mas adicionar um punhado de nozes em saladas funciona muito bem. Desde a dupla clássica queijo de cabra e nozes, até a combinação mais desbravadora, como figo e amêndoas ou frango e amendoim. Basta triturar as oleaginosas com pilão e colocar na salada. Você vai ficar surpreendido com todas as cores, nutrientes, vida… e vai se arrepender de não ter provado antes.

Na sua vinagrete. Outro jeito de elevar a salada com nozes, é usando no molho. Triture a sua noz favorita com azeite de oliva, vinagre, sal, pimenta e o que você preferir (limão, mostarda, manjericão…). Esse é um jeito sutil de introduzir as oleaginosas em saladas (os convidados vão ficar se perguntado qual é ingrediente extra). Com certeza um ganhador.

No seu ensopado. Por que você acha que o ensopado da sua avó é tão delicioso? Uma boa pitada ou mistura de especiarias com nozes, é o secreto da receita tradicional, ideal para incrementar os refogados e/ou engrossá-los com farinha. As possibilidades são infinitas, apenas vária de pessoa para pessoa. Um bom ensopado inclui vários pedaços de alho, acompanhado de pão e algumas amêndoas e/ou castanhas (pinhão, se você gostar), ervas (açafrão, pimenta seca…), vinho ou similar e caldo de legumes para fazer o ensopado. Já está salivando? O que está esperando?

No seu molho. Castanhas no molho pesto, amêndoas e avelã no molho romesco, que são tradicionalmente utilizados no preparo de condimentos com oleaginosas, mas não precisa parar por ai. Molho de pistache ou de nozes seria perfeito para acompanhar a sua massa ou salada. Seja criativo!

No seu purê. Prove, coloque no seu purê de batata ou de outros vegetais.

Na sua sopa. Oleaginosas são uma ótima combinação para sopas. Tente…

Na fritura. Ao invés de empanar com farinha de rosca, use nozes ou derivados e terá seus convidados lambendo os dedos.

Na sua granola. Misturar cereais, grãos, sementes, nozes e derivados, frutas secas… é a sensação do momento no preparo do café da manhã, além dar energia mais que necessária. Pode ser consumida dom mel e se quiser coloque no forno para uma leve crocância. Deixe a imaginação fluir e prepare diferentes tipos de granolas com todos os tipos de oleaginosas e outros ingredientes. Apenas a granola, com leite ou iogurte, é irresistível.

No iorgute. OK, talvez você não ficou convencido de usar granolas… mas isso não deveria te impedir de adicionar algum tipo de oleaginosas no seu iogurte para um sabor a mais. Não estava procurando um lanchinho para o meio do dia?

Na sua sobremesa. Em qualquer salada de fruta a pedida é com avelãs trituradas, tostadas, tudo para dar um sabor extra e textura. Pode ainda colocar em bolos, panquecas… Irresistível!

Com queijo e queijo cremoso. Uma boa tábua de queijos sempre pede por diferentes tipos de nozes. Outra opção seria picar a noz e colocar no queijo cremoso acompanhado de torradas. Wow!

No seu pão. Se gosta de fazer pão caseiro, acrescente avelãs. 

Related posts

Blog

AZEITE AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA

Blog

POR QUE A DIETA MEDITERRÂNEA É CLASSIFICADA COMO A MELHOR DO MUNDO?

Login required

or with your email address

There has ben an error please try again later